Exame de consciência à noite

Texto extraído do Portal da Editora Cléofas.

 

Uma sugestão prática para fazer todos os dias antes de dormir…

Ato de presença de Deus:

Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui, que me vês, que me ouves. Amém.

Ou

Meu Deus, dai-me luz para conhecer os pecados que hoje cometi, as suas causas e os meios de os evitar. Amém.

Examinar:

Deveres para com Deus

Comecei o dia oferecendo a Deus todos os meus pensamentos, palavras e ações? Fiz algumas outras orações durante o dia: agradecendo, pedindo, oferecendo a Deus o trabalho bem feito, aceitando com fé os sofrimentos e contrariedades, etc.? Procurei viver a fé e cumprir com os preceitos da Igreja? Caí em alguma prática supersticiosa? Fiz alguns pequenos sacrifícios ao comer, ao beber, nas conversas, na guarda da vista pela rua?

Deveres para com o próximo

Tratei os outros com compreensão e paciência? Manifestei-lhes aversão, desprezo ou irritação? Tive inveja? Falei mal da vida alheia, divulgando defeitos ou pecados dos outros? Fui egoísta, pesando só nas atenções que os outros deveriam dar-me, e esquecendo-me de ser prestativo, generoso e dedicado? Admiti sentimentos de ódio, rancor ou vingança? Magoei alguém com brincadeiras e comentários humilhantes? Procurei prestar pequenos serviços ao demais? Fiz o possível por auxiliar os que precisavam de uma ajuda material ou espiritual, sobretudo no trabalho e em casa? Rezei pelos outros e procurei aproximar algum amigo de Deus?

Deveres para comigo

Esforcei-me por melhorar hoje em alguma virtude, especialmente naqueles em que tenho mais dificuldades? Procurei cumprir com perfeição os meus deveres familiares e profissionais, lutando contra a preguiça, o desleixo, a desordem, o adiantamento? Evitei pensamentos, palavras ou atos de orgulho, vaidade, preguiça, sensualidade ou avareza? Deixei-me arrastar pela curiosidade sensual e por desejos impuros? Fui insincero?

Convém lembrar sempre que todos os dias temos que:

Glorificar a Deus. Imitar a Jesus Cristo. Invocar a Virgem Santíssima. Implorar a todos os Santos. Salvar a alma. Mortificar o corpo. Adquirir virtudes. Examinar a consciência. Expiar pecados. Evitar o Inferno. Ganhar o Paraíso. Preparar a eternidade. Aproveitar o tempo. Edificar o próximo. Desprezar o mundo. Combater os demônios. Dominar as paixões. Suportar a morte. Esperar o juízo.

Jaculatórias para a noite

Dignais-Vos, Senhor, Retribuir com a vida eterna a todos os que nos fazem bem por amor do vosso nome. Amém.

Jesus, Maria e José, dou-Vos o coração e alma minha. Jesus, Maria e José, assisti-me na última agonia. Jesus. Maria e José, expire em paz entre Vós a alma minha.

Retirado do livro: “Seleta de Orações”. Ed. Cultor de Livros.


DETALHE (FONTE: Página Manual do Coroinha, do Facebook; texto postado em 28/01/2018)  O exame de consciência diário é uma prática muito salutar àqueles que desejam crescer na vida espiritual, nas virtudes e no amor a Nosso Senhor. É fundamental analisarmos as ações do dia, detendo-nos não somente no que foi feito, mas a intenção e a maneira como foi realizado… Bem como exarminarmos os pensamentos, palavras e as possíveis omissões.
Seguramente, ao fazer o exame de consciência diariamente, podemos identificar os maus hábitos e perceber o quanto nossa vida está orientada ou não para a vontade de Deus. Muitos santos falaram acerca desse costume, enfatizando como ele é proveitoso para aqueles que desejam a perfeição. Segundo São João Crisóstomo, se alguém se empenha em um bom exame de consciência, dentro de um mês estará no caminho da santidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s