Dom Henrique: “A Luz que Cega”.

“Em noite tão ditosa,
E num segredo em que ninguém me via,
Nem eu olhava coisa, Sem outra luz nem guia
Além da que no coração me ardia” (São João da Cruz).

O Eclesiástico, falando da relação do Senhor Deus com Moisés, diz assim: “Na fidelidade e doçura Ele o santificou, escolheu-o entre todos os viventes; fez-lhe ouvir a Sua voz e o introduziu nas trevas” (Eclo 45,4-5).

Estranhas e belas, estas palavras… Exprimem muito bem o modo de agir de Deus com os Seus amigos, com os místicos de todos os tempos…

Por um lado, o Senhor educa Seus amados; vai, pouco a pouco, conduzindo-os com fidelidade e doçura, atraindo-os a Si, santificando-os (isto é, fazendo-os entrar na Sua vida bendita, na Sua santidade bem-aventurada).

Interiormente, de modos inexplicáveis, o Senhor vai falando aos Seus, vai educando-os, vai entabulando com eles um verdadeiro diálogo de amizade e amor…

Mas, por outro lado, vai introduzindo-os nas trevas. Isto mesmo! Quanto mais Deus Se aproxima de alguém, mas faz o fiel perceber o quanto Ele está para além de tudo, o quanto não pode ser abarcado, compreendido, domesticado! E, então, cresce a saudade medonha daquele que foi conquistado pelos carinhos do Senhor e, por outro lado, aumenta mais e mais a consciência da distância: Deus é Grande demais, Santo demais, Incompreensível demais, Luminoso demais para caber nas nossas pobres medidas!

Que resta ao fiel? Abandonar-se, entregar-se, com total pobreza interior, com doce confiança naquele misterioso Amigo que Se revela escondendo-Se. Ele é uma Luz tão intensa que nos cega! Por isso dizia São João da Cruz: “Deus, para nós, nesta vida, é nem mais nem menos que noite escura!”

De noite, mesmo de noite, não nos cansemos de buscar a Fonte! Deixemo-nos guiar por nossa sede, como a corça que procura o riacho… Que assim nossa alma procure o Senhor!
– Ó Senhor, preenche meu desejo com Tua luz, Tua doçura e Tua paz!
Recolhe em Ti todas as minhas sedes!
Sacia de Tua paz inquieta o meu coração!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s