Antífonas do Ó

Hoje, 17 de dezembro, tem início a Semana Santa do Natal. É a segunda parte do Tempo do Advento que se inicia, preparando-nos de modo mais direto para a Natividade do nosso Salvador Jesus Cristo.

A marca desta Semana Santa são as chamadas “Antífonas Ó”.

Elas têm sua origem no século VI e foram introduzidas na Liturgia Latina pelo Papa São Gregório Magno. Exprimem a admiração e o extasiamento da Igreja diante do Cristo que virá.

Nestas Antífonas venerabilíssimas, a Igreja une-se à Virgem Maria no mistério da sua expectação: a Virgem Mãe Maria e a Virgem Mãe Igreja extasiam-se juntas na admiração, no contentamento e no louvor do Salvador que virá.

Daí vem a devoção a “Nossa Senhora do Ó” – ou seja, Nossa Senhora das Antífonas Ó, Nossa Senhora que se extasia na contemplação admirada do Filho que vai chegar!

As Antífonas foram compostas como um acróstico, de modo que, tomadas do começo para o fim (do Emanuel para a Sabedoria), formam a frase latina “Ero cras”, que significa: “Amanhã Eu virei!” De fato, já no dia 24 pela tarde, a Igreja celebra as primeiras vésperas do Natal do Senhor – Ele veio e virá em Glória no Seu Dia bendito!

Por Dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares. Texto extraído do seu perfil na rede social Facebook.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s