Entendendo a Palavra…

Lectio do evangelho de hoje: Mateus 13, 10-17

Este trecho do Evangelho de Mateus encontra-se no capítulo 13, em meio às parábolas do Reino contadas por Jesus. Nele, os discípulos perguntam a Jesus o porquê das parábolas contadas ao povo. A resposta á surpreendente, revelando a intimidade e profundidade da relação oferecida por ele aos discípulos. “A vocês Deus mostra os segredos do Reino do Céu, mas, a elas, não.”

As parábolas são simbólicas. Originalmente, o símbolo era uma peça de barro usada nos contratos comerciais. Quebrava-se ao meio e cada contratante ficava com uma parte, que significava o seu compromisso em honrar o contrato. Assim, o material expressava um valor mais profundo, como a verdade e a honestidade. As realidades humanas mais profundas só podem ser expressas por meio de símbolos. Jesus usa as parábolas, histórias e imagens concretas, da realidade do povo, acessíveis aos ouvintes, para expressar o chamado. Era a maneira mais direta de tocar seu coração.

No entanto, alguns se mantinham fechadas. Tinham acesso à compreensão daquela imagem tão concreta trazida por Jesus, mas faziam-se de desentendidos para não assumir o compromisso carregado pelo símbolo. Por que alguns não entendiam? “Pois a mente deste povo está fechada: eles tamparam os ouvidos e fecharam os olhos.”

Os discípulos saíram do meio do povo. Ouviram as mesmas parábolas, tiveram contato com o mesmo símbolo oferecido por Jesus. Mas, a este contato, aderiram ao Senhor. Aconteceu com eles o contrário do restante da passagem que Jesus cita: “Sua mente não estava fechada. Seus olhos puderam ver, seus ouvidos puderam ouvir, sua mente pôde entender, eles se voltaram ao Senhor, que os curou”. E esta experiência com Jesus fez deles os “com Jesus”, os que o seguiam de perto, estavam na casa com Ele, e por isso recebiam o ensinamento – os segredos – para entrarem ainda mais fundo no conhecimento do Senhor e serem enviados por Ele aos demais, tornarem-se apóstolos que também anunciariam na realidade do povo.

Em primeiro lugar é graça; depois, adesão. Hoje, perceber que estamos aqui, diante de Jesus, conhecendo-O por Sua Palavra, e agradecer o dom desta intimidade. “Vocês, como são felizes! Pois os seus olhos veem, e os seus ouvidos ouvem” o que muitos gostariam, mas não viram nem ouviram.

Agradecendo a Ele, peçamos que nos ajude a dar o nosso “sim” a ser discípulos, seguidores e enviados.

Por Tania Pulier, comunicadora social, membro da Família Missionária Verbum Dei e da pré-CVX Cardoner.

FONTE: Lectionautas 

<http://www.lectionautas.com.br/2016/felizes-por-ver-e-ouvir-os-segredos-do-reino-mateus-13-10-17/&gt;

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s