Quem foi Santa Edwirges?

       Santa Edwiges (1174-1243) foi uma nobre e pródiga duquesa da Polônia que se tornou conhecida no mundo inteiro como a mãe dos pobres e padroeira dos endividados, pois a ninguém ela negou auxílio e proteção. Riquíssima e cheia de privilégios, viveu como se nada possuísse.

      Educada segundo a disciplina monástica, distinguiu-se pelo amor à oração, à leitura da Bíblia e à eucaristia. Submetia-se, em segredo, a rigorosas penitências, mortificando o corpo com frequentes jejuns e cilícios de crina de cavalo sob as vestes.

     Esposa e mãe dedicada, sempre lutou pela harmonia familiar. Amava a paz e detestava a guerra, mas não conseguia deter o ódio dentro da própria casa. Foi, também, a protetora das monjas e dos monges, pessoas que ela venerava como a parte mais cara da Igreja.

     O que pertencia a ela era também dos pobres. Pródiga, ordenava a seus administradores que tratassem os súditos devedores com benevolência, pois preferia ver-se empobrecida e despojada do que fazer sofrer os pobres camponeses em apuros com tributos a pagar aos ricos senhores.

Caminho para santidade

No Brasil, Santa Edwirges é uma das santas mais populares, cuja devoção cresce a cada dia em todas as classes sociais. No dia 16 de cada mês, os devotos depositam a seus pés pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas, encontrando nela carinho e proteção de mãe que no desespero acolhe o filho. São numerosos os testemunhos de pessoas que, na aflição de não conseguir pagar as próprias dívidas, a elam recorreram e, prontamente, foram atendidas.

Já antes de ser canonizada (em 1267), apenas vinte e quatro anos após sua morte (1243), era glorificada pelo povo, por força de numerosas curas realizadas logo depois ou antes mesmo de sua morte. Conta-se que no dia de sua canonização, o papa francês Clemente IV, que antes de iniciar o papado fora viúvo e pai de uma menina cega, pediu que ela intercedesse junto a Deus em favor da filha e, imediatamente, seu pedido foi atendido. Daí não cessaram as curas e milagres em favor dos necessitados.

Desta feita, a devoção à Santa Edwirges nos mostra que  cada um de nós é devedor do amor e da misericórdia de Deus. Todos temos uma dívida impagável de amor para com Jesus, que, por amor, deu sua vida por nós e pelo próximo. Temos também uma imensa dívida de amor para com o próximo, a quem podemos amar e por ele ser amados.

Anúncios

One thought on “Quem foi Santa Edwirges?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s